sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Augustus o primeiro imperador




Descrição: O filme começa no ano 42 a.C., com o império em meio a uma guerra civil. Augustus, quando ainda jovem, ajuda Júlio César a derrotar as tropas de Pompéia em terras espanholas. César honra seu filho adotivo vom uma entrada triunfal em Roma e e, seguida o envia à Grécia. Lá, Augustus recebe a notícia do assassinato de Júlio César, o que o leva a retornar a Roma. Em aliança com Marco Antônio, ele conquista o apoio do povo e do poder político e combate os conspiradores. Tem início uma onda de execusões que praticamente extingue a antiga casta dominante.

Comentários do Professor: O Filme faz uma recriação histórica muito interessante da vida de Otávio César Augusto, filho adotivo de Júlio César e imperador de Roma (há uma discussão sobre ele ter sido o primeiro ou o segundo imperador de Roma, uma vez que seu pai morre pouco após se "tornar imperador") O filme traçando uma ideia de memórias de Augusto à beira da morte consegue passar por diversos elementos da história romana, de guerras à vida pública. Não é um filme tão "empolgante" como Gladiador, mas é fiel à história e riquíssimo para ser aprofundado depois em aulas.

Um comentário:

  1. Duas observações: o nome do protagonista era Otávio ou Otaviano. Augusto foi dado depois da coroação. Outra, Júlio César marchou contra Pompeu (pessoa) e não contra Pompéia (cidade).

    ResponderExcluir